sábado, 11 de janeiro de 2014

Descubra 22 coisas que você aprendeu errado

Entre o total de pernas de uma centopeia, a real cor de marte e o correto número da besta, explicamos a verdade por trás de mentiras que todos nós aprendemos.

Ao longo de nossa vida e da nossa educação, aprendemos uma série de verdades universais que carregamos conosco pelo resto de nossas vidas, repassando esse conhecimento de geração para geração. Algumas dessas questões estão tão enraizadas nas nossas consciências que sequer paramos para questionar se são verdades ou não, enquanto outras podem até passar pelas nossas cabeças, mas o senso comum nos impede de pesquisar.

1 – As centopeias têm cem patas.

Não há qualquer registro de um exemplar do pequeno animal que tenha esse exato número de pernas. O total real costuma variar entre 15 e 191 pares.

2 – Só existem três estados para a matéria.

Na escola, todos aprendemos que a matéria se divide entre os estados sólido, líquido e gasoso, enquanto alguns de nós é ensinado que também existe um quarto estado, o plasma. Na realidade, atualmente já foram descobertos quinze estados físicos, sendo que alguns têm nomes grandiosos como perfil de ionosfera e condensado de Bose-Einstein. Cabe ressaltar, no entanto, que alguns deles só são detectados em condições experimentais extremas.

3 – O planeta Marte é vermelho.

Na realidade, ainda não sabemos qual a cor real do nosso gigante vizinho, sendo que ele poderia muito bem ser marrom, laranja ou até amarelo. O que conhecemos de fato é que sua aparência avermelhada quando visto através de um telescópio se deve ao grande acúmulo de poeira em sua atmosfera.

4 – O Everest é a montanha mais alta do mundo.

O pico tibetano mede “apenas” 8.848 metros, o que é pouco quando compara ao tamanho do Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge do Pacífico. Embora apenas 4.205 metros do seu tamanho se projetem acima do nível do mar, a maior parte da estrutura (cerca de 6 mil metros) fica escondida embaixo da água do mar. No total, são quase 2 mil metros a mais que o Everest.

5 – Um dia tem 24 horas.

A ciência cunhou a unidade de medida que usamos até hoje para mensurar o tempo, chamada “dia solar médio” – que de fato possui 24 horas exatas. No entanto, os astrônomos apontam que a duração de um “dia solar verdadeiro” varia ao longo do ano, podendo chegar até a 24 horas e 4 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário